DESVENDANDO A MENOPAUSA

Desde o nascimento a mulher sofre perda progressiva e inevitável dos folículos ovarianos até culminar com a falência completa, caracterizando a menopausa. Antes da cessação definitiva dos ciclos menstruais, no entanto, há uma fase de transição menopausal. Esse período de transição e também o período pós-menopausa podem ser divididos em fases.

Na fase de transição menopausal há o período inicial em que começa a irregularidade menstrual e o período tardio onde os intervalos entre as menstruações podem ficam maiores que 60 dias e iniciam os fogachos.

Na fase pós- menopausa também há o período inicial (até 6 anos), onde ocorrem os calorões e a fase tardia (até o fim da vida) com piora dos sintomas urogenitais (ressecamento vaginal).

Os principais sintomas são: – calorões, queda da qualidade de vida, assim como redução da lubrificação vaginal, podendo ocorrer infecção urinária e incontinência.

Contudo, as consequências da menopausa especialmente a longo prazo, vão além desses sintomas.

Aceleração da perda de massa óssea, provocando maior risco de osteoporose e também de fraturas.

Aumento do risco cardiovascular, com aumento da gordura visceral e aumento da resistência a insulina.

E o que é terapia hormonal da menopausa?

Nas fases descritas acima ocorre, redução de estrogênio, hormônio feminino e ocorre aumento de FSH. O estrogênio é um hormônio muito importante, que em conjunto com FSH, LH e progesterona atuam no ciclo menstrual. Quando há déficit de estrogênio, vários sintomas como já os mencionados podem ocorrer. E é aí que realizamos a terapia hormonal com estrogênio e também progesterona quando necessário.

E quais são as indicações de terapia hormonal da menopausa?

– Sintomas climatéricos como calorões indesejáveis, idade menor que 60 anos e tempo de menopausa menor que 10 anos, esse período é chamado de janela de oportunidade, após ele a aterosclerose (placas de gorduras nos vasos) já se encontram avançadas e o início do estrógeno poderia desestabilizar essas placas.

E quais as contraindicações?

– Câncer de mama e endométrio

– Tromboembolismo

– Doença hepática ativa

– Doenças cardiovasculares como AVC, infarto.

– Sangramento vaginal inexplicado.

A terapia hormonal da menopausa melhora a massa óssea, reduz dores articulares, melhora sintomas depressivos e também os temidos calorões. É feita com estrogênio, progesterona (quando a mulher apresenta útero) e pode ser realizada de forma oral, tópica ou vaginal, sendo necessário avaliação para uma melhor prescrição.

Está com esses sintomas?