GUIA PARA OSTEOPOROSE

A osteoporose é a doença osteometabólica mais comum, caracterizada por diminuição da densidade mineral óssea associada a deteriorização da microarquitetura óssea, levando ao aumento do risco de fraturas.

A osteoporose pode ser primária ou secundária:

Primária: Mulheres pós-menopausa ou relacionada a idade (mulheres e homens).

Secundária: doenças genéticas, adquiridas ou pelo uso de medicações que aumentem a perda de massa óssea.

O diagnóstico de osteoporose pode ser realizado clinicamente na presença de fratura de fragilidade ou através de densitometria óssea.

Em algumas situações é necessário realizar RX de coluna lombar para avaliação de fraturas vertebrais, as quais normalmente são assintomáticas.

– mulheres com mais de 70 anos ou homens com mais de 80 anos

– história de perda de altura >4 cm

– história de fratura vertebral referida, mas não documentada

– terapia com glicocorticoide (prednisona) por 3 meses ou mais.

O tratamento da osteoporose envolve medidas gerais, como atividade física e cessação do tabagismo, reposição de cálcio e de vitamina D e o início de uma medicação antiosteoporose.

É necessário em torno de 1000 a 1200mg de cálcio por dia em pacientes com osteoporose. A forma de reposição pode ser pela dieta, que é a mais indicada, assim como através de carbonato de cálcio ou citrato de cálcio em situações específicas.

A vitamina D também deve ficar acima de 30ng/dL em pacientes com osteoporose e a dose necessária precisa ser avaliada através da dosagem dos níveis de 25(OH)vit D.

Os medicamentos também são necessários para o tratamento e a indicação deve ser avaliada na consulta médica.

O exercício físico é um importante aliado. A manutenção da massa óssea e a prevenção de perda de massa óssea pode ser conseguida através da prática de exercícios visando a resistência muscular.  O exercício ajuda também a melhorar a força muscular e permitir uma melhor postura, melhorar o equilíbrio e diminuir o risco de queda, reduzir as dores crônicas, entre outros benefícios.

Os melhores tipos de exercícios para quem tem osteoporose são:

• exercícios com resistência: musculação, pilates, hidroginástica.
  • exercícios com carga, mas com baixo impacto: dança e aeróbica(caminhada).

Os exercícios menos recomendados para osteoporose incluem:

• Exercícios de alto impacto: como correr, saltar, pois podem levar a fraturas nos ossos;
  • Exercícios de flexão e torção:  fazer abdominais, por exemplo, pois há um maior risco de fraturas por compressão da coluna. Outras atividades que podem exigir ter que dobrar ou torcer com força a cintura são tênis, golfe e algumas posições de ioga.

Gostou do conteúdo? Encaminhe o link para alguém que possa se interessar.