Resistência à insulina: O que é? Quais as causas e sintomas?

O que é resistência à insulina e quais seus sintomas?

Esta é uma condição que atinge a muitos pacientes, mas que por ser silenciosa, muitos desconhecem os riscos e o tratamento.

É uma condição que atinge principalmente os adultos, mais comum em pessoas que são obesas, sedentárias, ou que tenham história familiar.

Preparei um conteúdo especial para falar sobre essa condição e explicar sobre as causas, sintomas e tratamento. Confira abaixo!

O que é resistência à insulina?

Para melhor compreensão, vamos falar primeiro sobre a insulina, que é um hormônio produzido pelo nosso pâncreas, que tem a finalidade de transportar a glicose do sangue para o interior das células.

A resistência à insulina acontece quando a ação desse hormônio está diminuída, fazendo com que seja necessária a produção de maior quantidade, para que a glicose seja transportada adequadamente.

Ao ter que produzir mais insulina, o pâncreas acaba ficando sobrecarregado e pode não conseguir entregar a quantidade adequada. Com isso, pode acarretar num acúmulo da glicose no sangue, e até mesmo o desencadeamento de Diabetes.

Quais são as causas?

A resistência à insulina, na maioria das vezes, surge em pessoas que já têm uma predisposição genética, ao ter outros familiares que tiveram ou que têm diabetes. Mas além disso, ela pode ser causada por:

• aumento do volume abdominal;
  • obesidade;
  • alimentação com excesso de carboidratos;
  • pressão alta;
  • sedentarismo;
  • aumento do colesterol e triglicerídeos;
  • síndrome dos ovários policísticos.

Quais são os sintomas?

A resistência insulínica é silenciosa, por isso raramente apresenta sintomas, no entanto, quando o desequilíbrio é muito intenso, podem surgir alguns sintomas:

• fraqueza e fadiga;
  • ganho ou perda de peso de forma rápida (em especial na região do abdômen);
  • dificuldade de concentração;
  • inchaço e flatulência;
  • constipação ou diarreia;
  • náuseas e vômitos;
  • pressão alta;
  • candidíase;
  • Acantose Nigricans (manchas marrons na pele, geralmente na região do pescoço).

A resistência à insulina tem cura?

Sim! É uma condição que além de ser possível prevenir, é possível reverter. Para tanto é necessária uma mudança no estilo de vida!

É fundamental uma dieta saudável e com baixas calorias, que ajudem o paciente a perder peso. Assim, diminuindo a gordura visceral (aquela gordura abdominal proeminente), há uma melhora significativa na resistência à insulina.

A atividade física também é essencial e ajuda, por si só, a melhorar a sensibilidade à insulina. A musculação e treinos resistidos são ótimos, pois, quanto maior a quantidade de massa muscular, melhor o funcionamento da insulina.

Em alguns casos, poderá ser orientando o uso de algum medicamento, como a metformina. Caberá ao endocrinologista avaliar o paciente e prescrever quando necessário.

Você possui algum dos sintomas citados acima? Tem histórico familiar de diabetes e resistência à insulina?

Agende agora mesmo a sua consulta para avaliarmos o seu caso!